Este peixe de olhos esbugalhados e pequenas “mãos” está oficialmente extinto



O Sympterichthys unipennis, pertencente à família dos “peixes-mão”, está oficialmente extinto.

Há cerca de 200 anos existam tantos espécimes deste peixe na Austrália que parecia impossível este dia chegar.

Com uma aparência incomum, de olhos esbugalhados, uma barbatana parecida com um moicano na cabeça e a capacidade de caminhar no fundo do mar com as suas barbatanas peitorais e pélvicas, esta espécie era muito peculiar.

O Sympterichthys unipennis é o primeiro peixe marinho moderno a desaparecer completamente, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Com a extinção do Sympterichthys unipennis apenas 13 outras espécies da família “peixes com mãos” permanecem vivas.

Este tipo de peixes é conhecido por utilizar as barbatanas, com semelhanças a mãos, para caminhar no fundo do mar.

Esta espécie é parente do tamboril de profundidade, a fera cheia de dentes que tem uma lâmpada luminosa pendurada em sua cabeça, de acordo com a Scientific American. Embora os peixes “ambulantes” não ostentem uma luz brilhante, eles têm outro truque interessante que impressiona os cientistas: os seus bebés não têm estágio larval. Em vez disso, o “peixe-mão” dá à luz no fundo do mar juvenis totalmente formados, de acordo com a Fauna & Flora International (FFI), uma organização de conservação sediada no Reino Unido.

De acordo com a IUCN, os “peixe-mão” são ameaçados pela pesca, poluição, a propagação da invasora estrela do mar do norte do Pacífico (Asterias amurensis) e a destruição de habitats.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...