Este pequeno robô percorre o deserto a plantar sementes
Criado por Mazyar Etehadi este pequeno robô autónomo visa converter o solo arenoso e inabitável do deserto numa paisagem verdejante. Equipado com painéis solares nas costas, o minúsculo robô carrega durante o dia e vagueia pelo terreno à noite. Ao identificar áreas férteis, relata e planta sementes com base nos dados recebidos dos seus sensores e sistema de navegação.
“A desertificação é um grande problema em todo o mundo, causada por práticas agrícolas insustentáveis, mineração, alterações climáticas e uso excessivo da terra em geral. Mas, assim como as próprias alterações climáticas, a desertificação é uma questão ecológica complexa que é difícil de entender”, disse Mazyar Etehadi num post no Instagram. E esse foi o ponto de partida do projeto: um robô autónomo que planta sementes no deserto.
O “seedbot” é o projeto de graduação do designer Mazyar Etehadi do Instituto de Design e Inovação do Dubai. As suas pernas de hélice rastejam pela areia em busca dos níveis certos de humidade para plantar as sementes. Além do sensor de humidade do solo, o minúsculo robô possui um sensor de distância, enquanto envia relatórios ao utilizador para dados estatísticos.