Este tubo futurista pode ser a solução para a falta de água na Califórnia

Nos próximos anos prevê-se que a escassez de água que assola a Califórnia aumente ainda mais, fazendo com que a energia necessária para a produzir acompanhe o mesmo ritmo. Felizmente projectos como o The Pipe estão a tentar encontrar soluções criativas e duradouras para resolver o problema.

Apresentado na LAGI, uma competição de design em Santa Mónica, EUA, este tubo futurista foi concebido pela empresa de engenharia Abdolaziz Khalili and Associates. E não só o tubo é uma maravilhosa peça de arte, como pode vir a revolucionar o futuro da água na Califórnia. De acordo com a Khalili Engineer este gigante canal pode gerar 10 mil megawatt por hora e é capaz de dessalinizar mais de 1,5 mil milhões de litros água tornando-a potável.

O projecto pode ser visto em detalhe no vídeo, mas os planos dos criadores desta conduta futurista de tratamento da água na Califórnia parecem auspiciosos. “O resultado são dois produtos: água potável pura, que é dirigida para a rede principal da cidade, e água clara com 12% de salinidade. A água potável é canalizada para a comunidade, enquanto a água salgada proporciona banhos termais, antes de ser redireccionada de volta para o oceano”, pode ser-se no projecto.

[nggallery id=3271 template=greensavers]