Estegossauro descoberto na China pode ser o mais antigo do mundo
Uma nova espécie de estegossauro foi encontrada no Município de Chongqing, na China, e acredita-se ter sido a mais antiga (da espécie) descoberta no continente asiático – e possivelmente no mundo. Foi nomeada pelos cientistas como Bashanosaurus primitivus, “Bashan” que corresponde ao antigo nome da área de Chongqing, onde foi encontrado, e “primitivus”, que significa em Latim “o primeiro”.
A espécie de dinossauro viveu no planeta há 168 milhões de anos durante o período Jurássico Médio. Tinha cerca de 2,8 metros de comprimento, mas ainda não se sabe era um adulto ou juvenil. Entre as características observadas nos restos fósseis, que o distingue dos restantes estegossauros conhecidos, estão uma omoplata menor e menos desenvolvida, uma projeção óssea do fêmur posicionada abaixo do meio da diáfise, e bases das placas da armadura que são mais grossas e se curvam para fora.
“Todas estas características são pistas para o lugar dos estegossauros na árvore genealógica dos dinossauros. O Bashanosaurus pode ser distinguido de outros estegossauros do Jurássico Médio e representa claramente uma nova espécie”, assegura o cientista Dai Hui, que coordenou o estudo.
A equipa, composta por investigadores do do Museu de História Natural de Londres e do Bureau de Exploração e Desenvolvimento de Recursos Geológicos e Minerais de Chongqing, na China, indica também que este está entre os primeiros estegossauros desenterrados pelo mundo, e que a descoberta sugere que os estegossauros tiveram origem na Ásia.