Estes painéis solares geram energia à medida que os pisa
Já imaginou produzir energia apenas pisando o chão? Foi a pensar nesse conceito que surgiu a Platio, uma empresa criada em Budapeste, na Hungria, que fabrica um pavimento solar feito através de materiais reciclados. Um metro quadrado do pavimento equivale a 400 garrafas de plástico PET.
Este pavimento pode ser colocado em bancos, entradas de casas, marinas e zonas públicas das cidades, de forma a aproveitar o espaço de forma eficiente e a produzir energia limpa e renovável em simultâneo.
Ainda assim, os criadores sublinham que não pretendem substituir os painéis solares tradicionais colocados nos telhados; o objetivo é que estes sejam um complemento, a utilizar em locais onde os painéis não podem ser instalados.
A Platio já está presente em vários países, como é o caso de Espanha, Itália, Países Baixos, Malta e Estados Unidos, mas pretende expandir-se a muitos mais. O projeto foi financiado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, e pretende fazer parte das futuras cidades inteligentes e sustentáveis.
One of our largest projects so far was installed for the Expo 2017 in Astana. This 40 sqm large solar pavement provides clean energy for a shopping mall, and completely merges with the urban environment. This is our vision of future smart cities.#solarenergy #smartcity #design pic.twitter.com/JtGOHjpxVF
— Platio (@Platiopavings) October 20, 2018