Estes são os melhores destinos turísticos sustentáveis europeus de 2022
Os Melhores Destinos de Turismo Sustentável na Europa de 2022 foram recentemente divulgados pelo site de viagens European Best Destinations. São dez, no total, e distinguem-se entre muitos outros graças ao seu compromisso para com o meio ambiente, que se traduz em ações que garantem a proteção e valorização do património local e natural. Entre os favoritos estão destinos que foram eleitos “Capital Verde Europeia”, mas também outros que foram premiados Destinos Europeus de Excelência (Rede EDEN), pela Comissão Europeia. Espanha, Finlândia, Croácia e Itália, estão entre as apostas do ranking.
Fique a conhecer aqui os dez destinos:
Lahti, na Finlândia – Considerada Capital Verde Europeia de 2021, a cidade tem a melhor água de torneira do mundo, e é composta em mais de 70% por floresta e em 11% por lagos. É também pioneira em soluções sustentáveis e no combate à crise climática.
Monte Isola, Itália – Localizada no centro do Lago Iseo, esta pequena ilha coberta de natureza prima pelos seus pratos tradicionais e pelo azeita extra virgem. Os visitantes podem passear pelos diferentes trilhos e apreciar a paisagem, mas apenas a pé, de bicicleta ou de autocarro – os carros são proibidos.
Cavtat, Croácia – Localizada na região de Konavle, conhecida como “Toscana croata”, é uma cidade pitoresca onde os visitantes podem apreciar o centro histórico e as belas paisagens naturais.
Mostviertel, Áustria – Conhecia como uma das melhores jóias escondidas do país, esta região distingue-se pelo se núcleo medieval muito bem preservado.
Durbuy, Bélgica – Uma antiga cidade medieval, a menos de duras horas de Bruxelas, que convida a passear nas antigas ruas e a explorar os diversos trilhos pedestres nos campos e florestas.
Sheep’s Head, Irlanda – Junto ao Oceano Atlântico, esta península integra um dos mais adorados trilhos europeus, que se estende por todo o litoral, ao longo de 88 km.
Parque Nacional de Soomaa, Estónia – Abundante em pântanos e com uma extensa área coberta de natureza e biodiversidade, os visitantes tanto podem aproveitar a temporada de neve, para esquiar, como durante as temporadas mais quentes, onde é possível fazer trilhos e observar os animais.
Delta do Ebro, Espanha – A biodiversidade de fauna e flora ocupam os 320 km2 deste Parque Natural, considerado o habitat aquático mais extenso da Catalunha e área importante das zonas húmidas do Mediterrâneo.
Nin, Croácia – A cidade velha de Nin é uma das mais antigas do Mediterrâneo e marca mais de 3 mil anos de vida. É uma região onde pode os visitantes podem combinar a parte natural com a parte histórica.
Bohinj, Eslovénia – A natureza no seu estado mais puro está neste pequeno município, situado entre os Alpes Julianos, junto ao lago Bohinj.