Estradas do futuro serão de plástico e montam-se como Lego (com FOTOS)
A cidade de Roterdão, na Holanda, irá brevemente construir estradas feitas de resíduos plásticos reciclados, pescado nos oceanos de todo o globo e cujos painéis serão instalados como se de um Lego se tratasse.
O projecto está a ser desenvolvido em colaboração com a VolkerWessels e poderá revolucionar, brevemente, os sistemas rodoviários de todo o mundo, uma vez que os módulos de plásticos se podem anexar facilmente.
Segundo o The Guardian, o projecto tem dois benefícios ambientais. Em primeiro lugar, ele permite retirar várias toneladas de plástico dos oceanos, transformando-o em algo útil para a comunidade e economia; em segundo lugar, ele substituirá o asfalto tradicional, o que também trará benefícios ecológicos, uma vez que a produção de asfalto é responsável por 2% de todas as emissões de transportes rodoviários do mundo.
Na verdade, as estradas de plástico não são uma ideia inteiramente nova, uma vez que o químico indiano Rajagopalan Vasudevan já tinha desenvolvido um método para transformar plástico reciclado em asfalto. No entanto, esse método resolve apenas uma parte do problema.
As estradas da VolkerWessels consistem num design que facilmente se interliga – como os Legos – o que facilitará as reparações e manutenção. Por outro lado, as estradas podem chegar a locais até agora inexplorados – no caso holandês, por exemplo, isso pode significar terrenos pantanosos ou arenosos, avança o Inhabitat. Um único senão do projecto: ele poderá incentivar o transporte privado e individual.
[nggallery id=2038 template=greensavers]