Estranha criatura que se auto-amputa dá à costa neozelandesa (com FOTOS)
Um raro peixe-remo de três metros foi encontrado na costa neozelandesa, deixando boquiabertos os locais e até responsáveis pelo Departamento de Conservação de Otago Harbour, no sul do País.
“Estava por perto quando me chamaram para ver um peixe estranho. Nunca tinha visto nada assim”, explicou à imprensa local David Agnew, gestor do Departamento de Conservação de Otago Habour.
“Deu à costa e estava bastante fresco. Era muito estranho e, em vez de escamas, tinha uma pele suave. Mas se esfregássemos ficávamos com a cor prateada na nossa mão”, continuou Agnew, que enviou fotos do animal para a Universidade de Otago. A resposta não se fez esperar.
“Responderam-me imediatamente a dizer que era um peixe-remo e era incrivelmente raro vê-lo na Nova Zelândia”, explicou. Mais tarde, o Museu de Otago recolheu alguns tecidos e amostras de órgãos do peixe, para averiguar o que o levou a dar à costa. “Os peixes-remo são normalmente encontrados a várias centenas de metros de profundidade, por isso o peixe terá sido levado por uma corrente muito forte”, concluiu Agnew.
O peixe-remo tem a forma de uma serpente e pode chegar até aos onze metros. Nada verticalmente e é sobretudo conhecido por auto-amputar a sua própria cauda. Segundo alguns cientistas, o peixe-remo faz isto para se proteger, ainda que ninguém saiba bem como.
A aparência assustadora do peixe-remo tem-lo associado a vários mitos e, entre eles, o do monstro do Lago Ness.
[nggallery id=1726 template=greensavers]