Estratégia Europeia sobre Plásticos: documento é apresentado amanha, o que esperar?



Os números dão que pensar: de uma produção de 15 milhões de toneladas de plástico em 1964, passámos para 311 milhões de toneladas em 2014 (um aumento de 20 vezes), com as estimativas a indicarem que este valor duplicará nos próximos 20 anos. Como deve a União Europeia lidar com as consequências de um mundo onde o plástico é presença constante? A resposta será dada amanha, com a divulgação da Estratégia Europeia sobre os Plásticos.

Para a associação ambiental Zero, esta será uma valiosa oportunidade para pôr em pratica algumas medidas, como: desincentivar a cultura do descartável, integrar materiais reciclados, reduzir perigosidade dos materiais e promover a qualidade e a durabilidade.

E estarão os europeus preocupados com esta importante problema ambiental? Os dados mostram que sim, com 87% dos cidadãos europeus preocupados com o impacto do plástico no ambiente (91% em Portugal) e três em cada quatro (74%) preocupados com os impactos que este material poderá ter na sua saúde (77% em Portugal).

Os números mostram ainda que mais de 85% dos europeus acredita que os produtos devem ser desenhados para serem recicláveis; que a industria e os retalhistas devem reduzir as embalagens de plástico; que é necessária uma maior educação para redução de resíduos plásticos e que as autoridades locais devem criar as condições para que a recolha de resíduos plásticos seja uma realidade de todos os dias. 60% dos inquiridos devem ainda que os consumidores devem pagar uma taxa extra sempre que usarem produtos descartáveis.

Estimativas dão conta que existem neste momento cerca de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, com 4 a 12 toneladas a serem adicionadas todos os anos.

Foto: Midway Journey / flickr 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...