Estudante cria robot que recicla betão
A demolição é sempre um processo barulhento e sujo – não só porque o processo requer maquinaria pesada e produz grandes nuvens de pó, mas também porque resulta em grandes quantidade de lixo que acabam em aterros.
Porém, já existe um robot que consegue reciclar o betão de uma maneira energeticamente eficiente e que separa o cimento do metal que é utilizado nas estruturas dos edifícios. Este robot inteligente – o ERO Concrete Recycling Robot – foi construído por Omer Haciomeroglu, um estudante do Umea Institute of Design, na Suécia. De acordo com o Inhabitat, o projecto ganhou o 2013 Internacional Design Excellence Award na categoria de Student Designs.
O ERO consegue desmantelar eficientemente as estruturas de betão sem qualquer tipo de desperdício ou pó. O robot é estrategicamente posicionado num edifício de forma a sondar o ambiente determinar a melhor forma de a demolição ser executada. O robot tem ainda a opção de vários modos de desconstrução e pulverização, demolindo os edifícios passo-a-passo.
Este robot inteligente permite ainda que o betão seja reutilizado como material de pré-construção, uma vez que utiliza um jacto de água para partir as superfícies de betão, separar os materiais e embalar o material livre de pó.
Depois de desconstruir a estrutura com água a altas pressões e separar e embalar o betão, o ERO recicla a água que volta a ser reincorporada no sistema para nova utilização. Veja algumas fotos do produto.
[nggallery id=207 template=greensavers]