Estudante de Curitiba cria bicicleta movida a água. Agora quer comercializá-la.
Giovani Gaspar Vieira é um estudante de 28 anos de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, e criou um modelo de bicicleta que funciona a partir da reacção entre hidrogénio e oxigénio.
Motivado pela sua paixão pelas bicicletas, Giovani esteve no Japão e Alemanha, onde encontrou alguns protótipos que o interessaram, em Itália, onde trouxe o exemplar que depois adaptou e na Holanda, que incentiva a utilização de bicicletas na via pública.
De acordo com o Gazeta do Povo, este será um dos poucos modelos de bicicleta com o motor movido a água, apesar de existirem vários modelos de bicicletas eléctricas no mercado e alguns até usam hidrogénio.
Assim, no quadro da bicicleta ficar armazenado um pequeno cilindro com hidrogénio, sendo que na parte traseira há uma célula combustível que utiliza o gás para fazer uma reacção com o oxigénio do ar. O resíduo é apenas vapor de água, sendo o motor accionado unicamente quando a bicicleta não tem bateria.
A velocidade máxima da bicicleta seria de 80 km/h, mas Giavini limitou-a a 35 km/h. A tirar um mestrado em Engenharia Mecânica, Giovani procura agora parcerias ou investidores para viabilizar e comercializar o seu projecto. De preferência antes de 2014, data em que Curitiba será invadida pelos fãs do desporto-rei, no Mundial de Futebol. Até lá, a bicicleta custará 3.500 euros (8.000 reais). Foi esse o preço do protótipo. Porém, se ela fosse fabricada em massa poderia ser vendida por 1.300 euros (3.000 reais).
Segundo o Gazeta do Povo, o principal desafio de Giovani estave relacionado com o reabastimento do veículo, que tem como público-alvo, os turistas. Assim, o estudante imaginou postos de recarga distribuídos por vários pontos turísticos e nas proximidades de terminais de transportes públicos.
Com a captação da água da chuva e o uso de placas de energia solar, as células para a conversão de hidrogénio serão accionadas. Assim, não há a necessidade de recorrer a nenhum tipo de energia fóssil ou eléctrica – nem custo para os utilizadores.
Conheça mais sobre a paixão de Giovani pelas bicicletas neste artigo – ele que já criou uma empresa, a Neshy. E também a referência a este projecto no Curitiba Cycle Chic, da nossa já conhecida Gee Siqueira.