Estudantes criam robot que limpa painéis solares
Os painéis solares devem receber manutenção e limpeza regularmente para que possam operar com eficiência máxima e maximizar a quantidade de luz solar que convertem em electricidade. Com esta premissa em mente, um grupo de estudantes da CalTech e da UCLA, duas universidades norte-americanas, desenvolveram um robot que limpa painéis solares.
O robot foi galardoado com um terceiro prémio no National Clean Energy Business Plan Competition e os estudantes receberam ainda um prémio monetário no valor de €154,3 mil.
Recorrendo a escovas rotativas e rodos, o robot – bastante leve – está projectado para limpar dois painéis solares de tamanho médio de cada vez. À medida que se vi movendo lateralmente, o robot utiliza uma pequena quantidade de água para limpar os painéis. O aparelho é controlado por dois operadores, que simplesmente o colocam no início e retiram no fim da limpeza.
A equipa mentora do projecto acredita que o robot pode melhorar a geração de energia em painéis solares até 15%, embora as estimativas de quanta água e quanto tempo demorará o processo de limpeza ainda não estejam totalmente confirmadas, refere o Inhabitat.