Estudantes espanholas vencem competição mundial Schneider Go Green 2021



A equipa “Team Light Pills”, da Universidade Politécnica da Catalunha, foi a grande vencedora do Schneider Go Green 2021, um concurso organizado pela Schneider Electric em parceria com a AVEVA.

As alunas vencedoras, Helena Arias Casals e Dorothy Ann van der Ent, apresentaram o seu projeto “Light Pill”, uma solução sustentável que integra, num dispositivo em forma de tampa de garrafa, uma fonte de luz artificial e um purificador de água com luz ultravioleta. O Light Pill foi pensado para ajudar as comunidades sem acesso a energia e água potável.

O dispositivo idealizado pelas duas estudantes conta com um painel solar embutido no topo, uma bateria com autonomia para mais de 24 horas, controlo PCB e luz LED, além de uma luz ultravioleta que permite purificar a água. Destaca-se pela sua acessibilidade, uma vez que é eficiente e económico; pela sua sustentabilidade, ao utilizar materiais reciclados e energia solar; pela facilidade de produção e transporte; e pela sua versatilidade, com uma estrutura facilmente adaptável.

O júri do concurso decidiu premiar o projeto Light Pill pela utilidade e, ao mesmo tempo, simplicidade desta solução com um importante propósito social – algo que está alinhado com os objetivos de sustentabilidade da Schneider Electric. Quando uma pessoa de um país desenvolvido comprar o produto, a Schneider Electric doará automaticamente um dispositivo a uma comunidade com recursos limitados.

“Participar no concurso Go Green foi uma experiência incrível. Durante o processo da competição pudemos aprender com os nossos incríveis mentores, e assim o nosso projeto inicial evoluiu. Também conhecemos pessoas muito talentosas de todo o mundo e grandes profissionais do setor,” afirmaram Helena Arias Casals e Dorothy Ann van der Ent.

Como prémio, as vencedoras receberão uma viagem com tudo incluído para um destino à escolha entre Paris, Londres, Boston, Shanghai ou Nova Deli. Vão também realizar um estágio remunerado de seis meses na Schneider Electric, onde poderão partipar em projetos desafiantes, criar soluções em conjunto com especialsitas da empresas e ainda participar na Trainee Academy da zona Ibérica.

Charise Le, Chief Human Resources Officer da Schneider Electric, refere: “Na Schneider Electric acreditamos firmemente que a liberdade gera inovação. Através do Schneider Go Green procuramos estudantes com capacidade e paixão, e com ideias ousadas e sustentáveis. Acreditamos que o acesso à energia é um direito humano básico e e esta competição global oferece novas formas de o alcançar”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...