Estudantes noruegueses lançam moto eléctrica do futuro



Cinco estudantes noruegueses desenharam e agora comercializam a Roskva, uma moto eléctrica com armação de fibra de carbono leve e que é capaz de atingir os 180 km/h! Os estudantes de engenharia da University of Life Sciences, com idades entre os 23 e os 26 anos, lançaram a mota no início de Julho em Oslo.

A Roskva pesa apenas 25 quilos e teve como ponto inicial de abordagem a maximização da aerodinâmica. Numa fase inicial, a equipa pensou em colocar toda a parte frontal do veículo (incluindo a roda) numa espécie de capota em forma de bala. Esta ideia foi abandonada por um design mais minimal, mas não menos revolucionário.

Apesar de leve, o quadro foi fortalecido para aguentar o peso de todo o motociclo, incluindo 414 células individuais de lítio de fosfato, num total de 6kWh de capacidade. As baterias electrificam dois motores eléctricos Lynch, que atingem 96,6 cavalos.

Para além de atingir uma velocidade máxima de 180 km/h, a Roskva pode andar até 100 quilómetros com um único carregamento, demorando apenas três segundos dos 0 aos 96 km/h.

Apesar de ter já sido lançada oficialmente, a Roskva vai ainda passar por um pequeno período de testes. Depois, a moto será comercializada.

“Não vamos vender nenhuma mota antes de fazermos testes e revisões adicionais. Vamos também fazer testes adicionais de segurança. O protótipo não pode, legalmente, andar na estrada, mas foi construído tendo em conta as regulações actuais e futuras”, explicou à imprensa internacional Odd Arne Skjong, de 23 anos e o líder da equipa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...