Estudo: 43% dos portugueses estão interessados no carpooling



Cerca de 43% dos portugueses mostraram-se interessados na utilização conjunta de viatura, também denominada carpooling, ainda que apenas 6% já a tenham praticaram. A conclusão é de um estudo do Observador Cetelem sobre tendências do mercado automóvel na Europa.

“Esta opção de mobilidade consiste na organização de pessoas que não pertencem a um mesmo agregado familiar para percorrerem um trajecto conjunto com o veículo de um deles, partilhando as despesas”, refere o estudo, que foi também citado pelo Menos Um Carro, o movimento pela mobilidade sustentável na Grande Lisboa.

A mesma investigação concluiu ainda que outra das opções de mobilidade que também desperta o interesse dos portugueses é a partilha de viatura, ou seja, “um serviço pago que permite ter acesso a uma viatura em regime self-service 24/24h, para utilizações ocasionais ou de curta duração” – também denominado carsharing.

Assim, 36% dos portugueses apontaram este serviço como uma hipótese que utilizariam, contra uma média europeia de 30%.

Recorde que a start up de boleias Amovens chegou em Fevereiro ao mercado português.

O mesmo estudo indica ainda que 33% dos portugueses estão interessados no aluguer, “contra pagamento de uma quantia periódica, de veículos de qualquer tipo, de acordo com a necessidade”.

O Caderno Automóvel 2013 foi realizado junto de 4.830 indivíduos e em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE.

Recentemente, uma empresa portuguesa desenvolveu um sistema para gestão de carsharing que permite ao utilizador escolher o veículo que mais lhe convém através de telemóvel ou Internet.

O projecto é da Mobiag, que espera ter 150 automóveis disponíveis ainda durante a fase-piloto que deve prolongar-se durante seis meses. Actualmente, existem apenas dois operadores em Portugal de partilha de viatura (“carsharing”), em Lisboa e Porto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...