Estudo: consumidores são mais fiéis às marcas e empresas verdes



Um estudo do Forest Stewardship Council (FSC), realizado em 11 países, concluiu que 80% dos consumidores, à escala global, querem que as empresas se envolvam activamente na resolução dos problemas ambientais e alterações climáticas.

Desta forma, “os consumidores têm maior confiança nas empresas e produtos quando estes são apoiados por marcas de certificação”, refere o estudo, citado num comunicado do FSC Portugal. O estudo destaca ainda que os consumidores preferem produtos sustentáveis e que tenham por base uma gestão responsável.

A pesquisa do FSC conclui igualmente que os consumidores confiam nas certificações e são mais leais às marcas responsáveis. Assim, o estudo aponta para um aumento do consumo de produtos amigos do ambiente no próximo ano, o que confirma “o potencial de crescimento das marcas e empresas que optam pelas práticas sustentáveis”.

“Estes resultados asseguram-nos que a certificação florestal FSC é uma abordagem essencial para criar valor para o futuro e para uma diferenciação junto dos mercados, através de uma escolha consciente e informada por parte dos consumidores de produtos de origem florestal”, afirma o presidente da direcção do FSC Portugal, Nuno Calado.

As conclusões do estudo do FSC indicam ainda que é “prioritário” incrementar hábitos de consciencialização, bem como motivar as empresas a colaborar e implementar práticas ambientais, como factor de crescimento, diferenciação e valor acrescentado no seu negócio.

Algumas das grandes marcas internacionais que já possuem certificação ambiental, nomeadamente do FSC, são a Coca Cola Company, a Ikea e a Tetra Pak. Os resultados do estudo do FSC foram apresentados no I Encontro Empresarial Ibérico do FSC.

O FSC é uma organização não-governamental independente, sem fins lucrativos, fundada há 20 anos com o objectivo de dar resposta às preocupações sobre a desflorestação global, através da promoção de uma gestão responsável das florestas do mundo inteiro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...