Estudo demonstra ligação entre espaços verdes e boa saúde mental
Um estudo publicado na JAMA Open Network mostrou que há uma ligação entre os espaços verdes nas cidades e uma melhoria na qualidade da saúde mental das pessoas. Este estudo em particular debruçou-se sobre a conversão de espaços abandonados e cheios de lixo, em espaços verdes. Segundo os investigadores, as pessoas que vivem perto dos espaços convertidos, passaram a ter menos 41% de hipóteses de se sentirem deprimidas e menos 63% de hipóteses de se sentiram em baixo do ponto de vista da sua saúde mental.
O estudo foi levado a cabo na cidade de Filadélfia, nos EUA, e teve resultados particularmente impressionantes em bairros cujas populações vivem abaixo do limiar da pobreza. Nestas zonas, houve uma queda de 69% nos sentimentos de depressão.
Este estudo vem dar força ao “banho de floresta”, ou shinrin-yokuno original, um hábito japonês em que as pessoas se imergem na floresta e deixam a tecnologia para trás. O shinrin-yokunão é uma caminhada na floresta, exercício ou qualquer atividade que implique organização. O objetivo é estar simplesmente estar rodeado de natureza e apreciar o que temos à nossa volta.
Segundo os especialistas, para tirarmos partido dos banhos de floresta basta encontrar um sítio agradável na natureza. Certifique-se que deixa telefones e demais tecnologia para trás. Depois, caminhe sem destino e devagar, ao mesmo tempo que escuta os sons à sua volta e aprecia os aromas. O objetivo é relaxar e apreciar o que tem em redor.