Estudo norte-americano diz que os parques eólicos podem beneficiar culturas



Um estudo realizado por investigadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, diz que os aerogeradores podem ser benéficos às culturas vizinhas.

Este grupo de investigadores, do laboratório Ames, estudou durante alguns meses a influência das turbinas eólicas nas culturas de milho e chegou à conclusão de que, para além de fornecerem energia de forma sustentável, estas tornam o ar mais fresco e seco, repelem as toxinas de fungos e melhoram a extracção de CO2 das plantas.

O estudo, que foi apresentado na reunião da União Geofísica Americana, em São Francisco, baseou-se em dados recolhidos na Primavera de 2010 em campos de milho do centro oeste americano. Estes campos, claro, estavam rodeados de parques eólicos.

Outros estudos realizados anteriormente já tinham demonstrado que estes aerogeradores impelem o ar na direcção do solo e aumentam o fluxo de ar existente nas explorações agrícolas.

Este último acelera alguns processos naturais, como a troca de calor, o que mantém as culturas mais frescas durante os dias quentes. Paralelamente, a agitação do ar na baixa atmosfera torna o ambiente mais quente à noite, o que também poderá ajudar a repelir as geadas de Inverno.

Até agora, os dados recolhidos indicam um ligeiro impacto positivo na produtividade agrícola. “Terminámos a primeira fase do estudo e estamos confiantes que os aerogeradores produzem efeitos significativos no microclima próximo das culturas”, explicou Gene Tackle, um dos responsáveis pelo estudo.

Leia mais no Discovery News.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...