Estudo Zurich: Natal dos portugueses vai ser em casa
O Natal dos portugueses será passado em casa, de acordo com um estudo da Zurich que comparou a noite natalícia em sete países europeus: Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Áustria e Rússia.
Segundo o estudo, 72% dos portugueses vão passar o Natal em casa, contra 68% dos austríacos, 66% dos alemães, 65% dos espanhóis, 62% dos italianos, 58% dos suíços e apenas 24% dos russos.
O questionário da Zurich tinha como objectivo analisar a forma como as pessoas utilizam os meios de transporte durante o Natal, comparativamente com o resto do ano, e para além de concluir que os portugueses são o povo mais caseiro na quadra natalícia, revelou ainda que 74% destes irão percorrer até 50 quilómetros, elegendo o automóvel como meio de transporte.
Por outro lado, 18% dos portugueses pretende deslocar-se a pé e 6% viajar de transportes públicos.
A tendência de fazer poucos quilómetros estende-se a Espanha e Itália, enquanto na Alemanhe e Rússia se percorrem distâncias mais longas, na ordem dos 300 quilómetros.
Em relação às preocupações dos automobilistas, os portugueses (32%), espanhóis (33%) e russos (30%) falam do abuso do álcool ao volante, os suíços, alemães e austríacos queixam-se das deficientes condições das estradas, devido ao mau tempo, e os italianos pensam nos congestionamentos de trânsito.
Finalmente, e quando inquiridos sobre os comportamentos ao volante, 37% dizem que a sua forma de conduzir não se altera durante a época natalícia, mas há alguns questionados que dizem que se sentem mais calmos (7%), outros mais irritados (6%) e há os mais apressados (3%).
Promovido pela Zurich, o estudo foi realizado pela Gfk e resultou de 4.315 entrevistas telefónicas, 625 destas efectuadas em Portugal.