Etiópia lança campanha para plantar 6 mil milhões de árvores este ano



“Como etíopes, as nossas vidas estão fortemente interligadas com as árvores e florestas. Hoje, quando lançamos a edição 2021 da iniciativa ‘Legado Verde’, estamos a referir-nos ao desafio de quatro anos que estabelecemos em 2019, que visa enfrentar as consequências da degradação ambiental e das alterações climáticas ”, disse Abiy.

Numa mensagem postada na sua conta na rede social Twitter, o presidente afirmou que “está nas nossas mãos prevenir enchentes, insegurança alimentar, conflitos relacionados com o meio ambiente e outros efeitos adversos”.

“Quando convido todos os etíopes a adornar a Etiópia, a chamada é para cobrir a nossa nação de verde; veja além das linhas divisórias: regional, étnica, religiosa, sexual ”, afirmou Abiy, que lançou a campanha num evento em Addis Abeba.

O chefe do Governo fez assim uma alusão aos conflitos étnicos que ainda padecem na Etiópia, que causou milhares de mortes nos últimos anos neste país africano, o mais populoso do continente com cerca de 110 milhões de habitantes.

O plano de reflorestamento, que em 2021 comemora a sua terceira edição, teve início em 2019 com a meta de plantar 20 mil milhoes de árvores indígenas num período de quatro anos, ideia que chamou a atenção dos países vizinhos.

“Até agora, Djibouti e o Sudão do Sul mostraram interesse”, disse recentemente o secretário de Estado da Agricultura da Etiópia, Sani Redi.

O plantio massivo será realizado apesar da pandemia covid-19 e enquanto as autoridades organizam as eleições gerais, originalmente marcadas para 5 de junho, embora tenham sido adiadas devido a problemas logísticos que dificultaram o registo de eleitores.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...