EUA aprovam primeiro animal transgénico para consumo humano
O FDA norte-americano, responsável pela administração de alimentos e medicamentos, aprovou hoje a produção, venda e consumo de um salmão geneticamente modificado para crescer em menos tempo.
Este é o primeiro animal transgénico do mundo destinado a servir de alimento, segundo o Dinheiro Vivo. Este ano, recorde-se, investigadores chineses já tinham anunciado a criação de vacas leiteiras transgénicas, mais resistentes à tuberculose.
Baptizado de AquAdvantage, o peixe é um salmão do Atlântico ao qual se acrescentou ADN de salmão real, um gigante do Pacífico, e será “fabricado” pela empresa norte-americana de biotecnologia AquaBounty.
É graças a esta alteração genética que o novo salmão passará a produzir mais hormonas do crescimento, podendo atingir em um ano e meio o tamanho que normalmente teria ao final de três anos.
A FDA norte-americana não impõe a referência de transgénico ao salmão AqAdvantage, por considerá-lo “tão seguro e nutritivo como o salmão atlântico não modificado geneticamente”.
Foto: Bureau of Land Management Oregon and Washington / Creative Commons