EUA: árvore sobrevive no topo de um tribunal desde 1870 (com FOTOS)
Há vários anos que uma simples árvore traz turistas de todas as partes dos Estados Unidos até Greensburg, Indiana. Mas esta não é uma árvore qualquer, na verdade. Situada no topo de um tribunal, a 35 metros do solo, a árvore pode ser vista desde 1870 e a sua estranha presença é motivo de mitos.
Segundo Michelle Hess, que trabalha no Beach Tiki Bar and Grill, mesmo em frente do tribunal, um dos mitos afirma que terá sido um pássaro a trazer a semente da árvore – uma amoreira; o seu colega Scott Anderson, porém, tem outra teoria: o vento levou a semente até ao topo do tribunal.
Mais curioso é o facto de a árvore continuar a subsistir sem solo e água – e a sua longevidade, claro. Ainda que nem tudo seja o que parece – mas já lá vamos.
De acordo com Michelle Hess, a árvore traz milhares de turistas à pequena cidade de 11 mil habitantes, sobretudo aos fins-de-semana. “Já encontrei pessoas que viajam do Alabama a Indiana só para ver a árvore”, explicou ao Inhabitat.
Há muito que os habitantes de Greensburg capitalizam este curioso fenómeno. Para além de se auto-intitularem de “Cidade da Árvore” – Tree City – eles compilaram vários conteúdos sobre a amoreira e a sua história.
É claro que a árvore original, vista pela primeira vez desde 1870, já não existe. Ela morreu e acabou por ser removida em 1888, mas outras duas permaneceram – uma chegou a medir 4,5 metros. Desde então, mais de 12 árvores substituíram a primeira – hoje ela tem um jardineiro só para si.
No fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro realiza-se, em Greensburg, o Tree City Fall Festival – que inclui um concurso de gastronomia e a eleição da Miss Tree City. É uma autêntica economia alicerçada numa árvore, pelo que, em princípio, não correremos o risco de ver uma situação como esta.
[nggallery id=935 template=greensavers]