EUA: cães deixados dentro dos carros vão poder ser salvos na Florida
Na maioria dos estados norte-americanos, se alguém encontrar um cão esquecido no interior de um carro e quiser cumprir a lei deverá chamar a polícia ou o departamento de controlo de animais local – só estes podem partir os vidros para deixar os animais sair.
No entanto, quem o fizer poderá pôr em perigo a vida do animal, que facilmente sufoca dentro do veículo. Para acabar com esta situação o estado da Florida está a trabalhar numa lei que deixará os bons samaritanos partir o vidro do veículo se o animal estiver em perigo de vida.
Segundo a senadora Dorothy Hukill, citada pela Florida Politics, a lei permitirá a que qualquer pessoa que veja um animal de estimação fechado num carro quente pode “usar força recomendável” para tirá-lo para fora.
A Protecting Animal Welfare and Safety Act garante que estes bons samaritanos não serão julgados civil ou criminalmente. Aliás, a pessoa que deixa os animais num carro quente é que poderá ser julgada criminalmente.
“Os animais de estimação são extremamente vulneráveis a lesões derivadas do calor ou mortes dentro de carros, quando o dia está excepcionalmente quente. Quem arrisca a vida dos seus animais ao deixá-los dentro de um carro precisa de responder perante a lei”, explicou Hukill em comunicado.
A lei prevê que o bom samaritano deverá, primeiro, procurar o dono do carro. E a permissão para partir o vidro deverá ser feita por um polícia, bombeiro, operador do 112 norte-americano (911) ou outra autoridade.
A proposta de lei já foi elogiada pela Animal Legal Defense Fund que, ainda assim, gostaria que ela fosse mais longe, permitindo que cães, gatos mas também outros animais, como porcos ou vagas, possam deixar de ser transportados a temperaturas extremamente elevadas e sem acesso a água – no último caso, durante a sua viagem para um matadouro ou outra quinta.
Recorde-se que, em Junho, um norte-americano foi detido por partir um vidro de um carro, salvando o cão que lá dentro sufocava.