EUA: Carolina do Norte aprova resgate para cães deixados em carros fechados
Foi aprovado na Carolina do Norte, Estados Unidos, um projecto de lei que permite às equipas de emergência invadirem viaturas fechadas e resgatarem cães e outros animais em perigo. Se for aprovada pelo Senado, a legislação vai autorizar que equipas de resgate, agentes de controlo de animais e bombeiros usem “todos os meios razoáveis” para entrar num veículo, caso suspeitem que o animal está em perigo.
A lei especifica que os funcionários podem responder a “condições que são susceptíveis de causar sofrimento, lesões ou morte para o animal devido a calor, frio, falta de ventilação adequada ou outras condições perigosas”.
Os socorristas devem primeiro fazer um esforço por localizar o dono ou outra pessoa responsável pelo animal. Mas, se não tiverem sucesso nessa tentativa, estão autorizados a intervir.
Os animais são mais sensíveis ao calor dentro dos veículos do que as pessoas – de acordo com o Huffington Post, eles sentem como se o interior do carro estivesse 20ºC mais quente. E os carros aquecem mesmo em dias nublados ou ensolarados no Inverno, algo que as pessoas costumam esquecer ou ignorar quando deixam os cães fechados no seu interior.
No ano passado, os activistas tentaram chamar a atenção para os riscos de deixar animais de estimação fechados dentro dos carros. A modelo italiana Elisabetta Canalis entrou num vídeo da PETA onde simula como se pode sentir um cão quando preso num carro quente.
Foto: Sob licença Creative Commons