EUA: Carolina do Norte vai abolir as câmaras de gás para gatos e cães
Todos os anos, três a quatro milhões de cães e gatos são eutanizados em abrigos dos Estados Unidos e, embora, todos mereçam morrer de forma digna isso nem sempre acontece. Em muitos destes abrigos é comum eutanizar os animais em câmaras de gás.
“Durante vários minutos, estes animais podem enfrentar um estado de terror, arranhando as paredes e tentando encontrar uma saída”, descreve a Animal Sheltering Magazine, cita o Dodo. “Muitas vezes têm dificuldades em respirar e começam a convulsar antes de perderem a consciência”.
Há muito que os grupos de protecção animal protestam contra este método e, lentamente, os vários estados norte-americanos vão acabando com a prática. O estado da Carolina do Norte foi o mais recente a abolir as câmaras de gás para os animais.
A partir do início de 2015, os animais deste estado vão passar a ser abatidos com recurso a injecções administradas por veterinários. Embora o resultado final seja o mesmo, os momentos vividos por estes animais antes da morte não serão tão dramáticos.
Actualmente, 25 estados norte-americanos ainda permitem as câmaras de gás para eutanizar os animais.
Foto: A Tail of Two. / Creative Commons