EUA: centenas de salamandras entrelaçadas encontradas à porta de casa
No Outono, as salamandras viajam à noite para lagos sem peixes, onde acabam por se entrelaçar às centenas para acasalar: uma espécie de Medusa do reino animal. No entanto, elas podem enganar-se no caminho e acabarem em locais menos comuns, como uma casa.
Foi este o cenário que um cidadão norte-americano presenciou na semana passada, quando centenas de salamandras escolheram a porta de sua casa para acasalar. De acordo com a página de Facebook do Missouri Department of Conservation, as salamandras encontravam-se no topo de uma escadaria, encurraladas, tendo sido relocalizadas para um lago das redondezas, no estado do Missouri.
Endémicas dos Estados Unidos, estas salamandras passam a maioria da sua vida enterradas na floresta. Segundo o biólogo David Steen, elas emergem entre o Outono e o Inverno para acasalar, normalmente durante ou depois uma grande chuvada.
“Estas salamandras tinham acabado de deixar as camadas subterrâneas e estavam a começar a sua migração terrestre anual para as zonas húmidas”, explicou Steen ao The Dodo. Ninguém sabe ao certo como é que estes indivíduos foram parar ao topo das escadas, mas uma nova construção poderá tê-las levado a deixar o habitat natural.
“Este monte de salamandras lembra-nos que estamos rodeados de animais que são secretos e fascinantes e que deveremos considerar como estamos a alterar os habitats para corresponder às nossas necessidades”, concluiu o biólogo.