EUA: Cidade do tamanho de Coimbra lança plano de sustentabilidade com 188 páginas



Considerada uma pequena cidade nos Estados Unidos – 100 mil habitantes -, Ann Arbor, no estado do Michigan, está a espantar todos os especialistas em desenvolvimento sustentável pela forma como se está a reinventar para a economia verde.

Com mais 10 mil habitantes que Coimbra, Ann Arbor – também ela uma cidade universitária – quer reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 90% até 2050. Para tal, lançou um plano de sustentabilidade – o Climate Action Plan – com 188 páginas, um documento que enumera dezenas de formas para reduzir a pegada carbónica da comunidade.

Segundo o site municipal, o plano recomenda três objectivos de redução das emissões de CO2 nas próximas décadas: dentro de dois anos, Ann Arbor emitirá menos 8% em relação ao ano 2000; em 2025 serão menos 25% e, em 2050, menos 90%.

O plano inclui a melhoria da eficiência energética, transição para a produção de energias renováveis – a cidade utiliza carvão –,a colocação, nos rótulos, da descrição da quantidade de dióxido de carbono que um determinado alimento utiliza na sua produção ou a redução da recolha de reciclagem e lixo.

A cidade emite hoje menos dióxido de carbono que em 2000, também devido repercussão da crise económica na indústria – e também por isso ela se está a reinventar pela economia verde.

Quantas cidades médias portuguesas ou brasileiras estão empenhadas na transição para a economia verde – e, destas, quantas têm planos para o fazer?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...