EUA: clube oferece oportunidade de matar rinoceronte raro para ajudar na sua conservação
Uma das notícias mais estranhas e macabras do ano vem directamente de Dallas, nos Estados Unidos, onde um clube local está a leiloar a oportunidade de matar um rinoceronte em perigo de extinção, na Namíbia, para arrecadar fundos para ajudar na conservação… da população de rinocerontes.
De acordo com a ABC News, o estranho leilão está a ser organizado pelo Dallas Safari Club e levará o vencedor até à Namíbia, onde terá a oportunidade de atingir mortalmente um rinoceronte-negro. Segundo a WWF, a população de rinocerontes-negros diminuiu 96% entre 1970 e 1992, existindo actualmente apenas 4.838 indivíduos na África do Sul, Namíbia, Zimbabué e Quénia.
O seu declínio foi sobretudo atribuído à caça ilegal – os seus cornos são usados na medicina tradicional chinesa.
Segundo a ABC, o Dallas Safari Club pretende arrecadar €180 mil (R$ 545 mil) com o leilão, um montante que será entregue ao Fundo de Conservação do Rinoceronte-Negro, na Namíbia.
“Este leilão é, sobretudo, para ajudar a salvar o rinoceronte-nergo. Há uma razão biológica por esta caça e ela é baseada numa premissa fundamental da gestão de vida selvagem: as populações interessam, os indivíduos não. Ao remover indivíduos contraproducentes de uma manada, as populações de rinoceronte poderão crescer”, explicou Ben Carter, director-executivo do Dallas Safari Club.
As associações ambientalistas – ainda incrédulas com esta teoria – estão a tentar convencer a agência US Fish and Wildlife Service a recusar a entrada, nos Estados Unidos, da carcaça do rinoceronte. Pode ser que, assim, o leilão seja abortado.