EUA: energia eólica e solar duplicou com a administração Obama
Durante os primeiros quatro anos da administração do presidente norte-americano, Barack Obama, a electricidade dos Estados Unidos gerada por via da energia eólica e solar mais do que duplicou, de acordo com dois novos relatórios divulgados pelo Departamento de Energia.
Os dados revelam que a energia eólica é agora a fonte de crescimento mais rápida de electricidade nos EUA, tendo representado 43% de toda a nova capacidade de geração de energia eléctrica do país em 2012 e €19 mil milhões (R$ 57 mil milhões) em novos investimentos.
A indústria eólica nos EUA está, sem dúvida, a crescer. Em 2012, foram adicionados mais de 13 gigawatts de nova capacidade de energia eólica à rede eléctrica – quase o dobro da implantada em 2011. Este enorme crescimento ajudou a ultrapassar os 60 gigawatts de capacidade total no final de 2012 – o suficiente para abastecer todas as casas nos estados da Califórnia e de Washington juntos.
Da mesma forma que aumenta a geração de energia, também crescem os projectos a si associados. O Wind Technologies Market Report 2012 estima que 72% dos equipamentos de energia eólica – incluindo torres, ventoinhas e engrenagens – instalados nos EUA, no ano passado, foram feitos no país. Segundo o Treehugger, este crescimento na produção eólica nacional está a criar milhares de novos empregos em todo o país.
A indústria estima que o sector eólico empregue mais de 80 mil trabalhadores norte-americanos, através de uma variedade de sectores que incluem finanças, engenharia, construção e desenvolvimento de projectos.
Nove estados já contam com o vento para mais de 12% do seu consumo anual total de energia e em Iowa, Dakota do Sul e Kansas já contribui para mais de 20%. Ao mesmo tempo, a inovação tecnológica e os menores custos de manutenção e de hardware estão a estimular os preços muito baixos para a energia eólica.
Em 2011 e 2012, o preço da energia eólica em contractos de compra de energia de longo prazo foi, em média, de apenas três cêntimos por quilowatt-hora.