EUA: esquilo provoca apagão que afectou 45.000 pessoas
Um esquilo entrou na subestação de El Cerrito, na Califórnia, e provocou um apagão que afectou 45.000 pessoas durante duas horas e meia. Segundo o porta-voz da PG&E (Pacific Gas & Electric Company), JD Guidi, o animal – que acabou por morrer – foi contra o equipamento, originando um enorme apagão às 20h03 de segunda-feira.
Berkeley, Oakland, Albany, El Cerrito, Kensington, Richmond e San Pablo foram algumas das cidades atingidas pelo apagão, que provocou o caos na circulação automóvel e ferroviária.
Segundo o utilizador do Twitter @banx, citado pelo Berkeleyside, uma das primeiras consequências do apagão até foi positiva: muitos optaram por fazer caminhadas na rua ou tocar música à entrada das suas casas e prédios.
In lighter news, there are so many people out taking walks and playing music on their porches. @berkeleyside #poweroutage #makinthebestofit
— banx (@banx) June 9, 2015
Em 2013, o The New York Times escrevia que os esquilos são responsáveis por 300 apagões por ano em Austin, no Texas. Outras empresas de electricidade explicaram que entre 7 e 20% de todos os apagões são causados por um animal selvagem.
Em 2005, um estudo financiado pela Califórnia estimou que estes incidentes custavam à economia daquele estado entre €28 milhões e €280 milhões. No entanto, ninguém sabe como reduzir o número de incidentes.
Foto: Dawn Huczek / Creative Commons