EUA: jaulas protegem crianças dos lobos nas paragens de autocarro (com FOTOS)
Aparentemente, os lobos são uma presença regular nas paragens de autocarros do Novo México, Estados Unidos, pelo que a população optou por construir jaulas para proteger os passageiros mais novos.
O projecto surgiu já há uma década, algum tempo depois dos lobos serem reintroduzidos no habitat local, mas volta novamente à ribalta depois da agência norte-americana ligada à vida selvagem ter proposto a extensão da protecção de 75 lobos cinzentos mexicanos, reacendendo o debate sobre o perigo dos lobos no dia-a-dia de uma comunidade.
A ideia das jaulas, porém, não é consensual. Vários ambientalistas apontam que não há ataques de lobos a humanos desde que esta espécie foi reintroduzida, em 1998, e que as jaulas são nefastas para a comunidade, acabando por “demonizar” os animais.
Mas os residentes de algumas pequenas comunidades do Novo México têm uma ideia diferente. Eles dizem que os animais já encurralaram os mais jovens, pelo que as jaulas são indispensáveis. E, por isso, estão contra a extensão da área de protecção dos lobos.
De acordo com o Los Angeles Times, a população acha que as jaulas são insuficientes, e que deveriam chegar a mais sítios das cidades. Em Catron County, os lobos já foram vistos a seguir crianças depois da escola, sendo “um constante perigo para todos”.
Este é apenas mais um exemplo de como as comunidades nem sempre entendem a necessidade de viver em comunhão com os animais, ainda que seja legítima a preocupação dos pais.
Leia a notícia do Los Angeles Times e diga-nos. Quem tem razão: ambientalistas ou a comunidade?