EUA: maior laboratório de testes com primatas libertou 110 chimpanzés
Depois de passarem uma vida inteira em cativeiro a serem utilizados para testes científicos, os chimpanzés do maior laboratório de testes com primatas dos Estados Unidos foram libertados e realojados num santuário.
No total, foram libertados 110 chimpanzés, ao abrigo de uma lei aprovada em 2013 pelo Congresso norte-americano, que prevê a reforma de chimpanzés detidos pelo Estado federal em laboratórios de testes. Estes 110 primatas que estavam em cativeiro no New Iberia Research Center, no Louisiana, foram realojados no National Chimpanzee Sanctuary, onde podem viver protegidos em liberdade, refere o Dodo.
“Estamos felizes com a chegada deste grande dia”, afirma a presidente do National Chimpanzee Sanctuary, Cathy Willis Spraetz. “Muitas pessoas e organizações trabalharam incansavelmente para assegurar que estes chimpanzés tenham uma nova vida numa reserva protegida. Os nossos sonhos para estes animais foram finalmente realizados”, indica.
Após meses de coordenação e planeamento, incluindo a construção de novas acomodações para os chimpanzés, os animais que até agora viviam em jaulas de poucos centímetros quadrados vão passar a ter 80,9 hectares para passar o resto das suas vidas.
Foto: emeybee / Creative Commons