EUA pagam €1,2 milhões para Goodyear inventar pneus que se auto-enchem



O Governo norte-americano, através do Departamento de Energia, pagou €1,2 milhões (3 mil milhões) à multinacional Goodyear para esta trabalhar numa inovação que permita monitorizar o estado e pressão dos pneus, ao ponto de levá-los a encherem-se por si próprios.

E porque razão está o Governo norte-americano interessado nos pneus dos carros dos seus cidadãos? Simples. É que os norte-americanos – como outros cidadãos um pouco por todo o mundo – esquecem-se de ver a pressão dos pneus dos seus veículos, um processo que leva a um inevitável aumento do gasto em combustível.

A ideia de pneus que não precisam do auxílio do seu dono para se manterem em condições existe há várias décadas. Há ,inclusive, camiões militares e comerciais que já têm sistemas que ajudam a monitorizar e ajustar a pressão certa

A ideia da Goodyear é diferente. A multinacional quer monitorizar cada pneu individualmente, uma tecnologia a ser construída dentro do próprio pneu. Para além dos Estados Unidos, também o Luxemburgo – onde a marca tem uma fábrica de desenvolvimento de produtos – entregou uma bolsa de investigação com o mesmo objectivo: levar a inovação ao consumidor final.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...