EUA: Passeio público feito a partir de porcelana de sanitas recicladas



Quando soube que uma associação de solidariedade social local se preparava para enviar 400 sanitas para a lixeira, o engenheiro Freeman Anthony, responsável pela construção de um passeio público em Bellingham, Washington (Estados Unidos), ligou ao seu fornecedor de cimento.

“Podemos construir uma calçada mais amiga do ambiente misturando, com outros materiais, a porcelana de 400 sanitas usadas?”, perguntou Anthony. A resposta foi positiva e o projecto arrancou oficialmente.

Depois de um período de testes, a mistura entre cimento reciclado e porcelana foi considerada perfeita para utilização, e os 210 metros quadrados de passeio público avançaram em Bellingham. Segundo os autarcas da cidade, citados pela KCPQ-TV, a mistura final incluiu 20% de porcelana de sanitas esmagadas, o que representa menos 5 toneladas de material enviado para a lixeira local. Nada mau.

No mês passado, este projecto recebeu o prémio de “World’s First Greenroad” (algo como “Primeira Estrada Verde do Mundo”), atribuído pela Universidade de Washington.

Segundo os responsáveis pela cidade, a utilização de sanitas recicladas em projectos municipais não irá terminar. Há dezenas de outras infra-estruturas a serem construídas que podem ser reforçadas por este material ecológico.

Como explica o Treehugger, esta procura pela inovação sustentável não surpreende. Bellingham, que tem 80 mil habitantes, é conhecida precisamente pela sua faceta ecológica. Aliás, a própria extensão do passeio público já respondia a esta ideia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...