EUA querem construir edifícios de madeira com até 18 andares
Desde 2015 que o International Code Council, a entidade responsável pela segurança dos edifícios nos EUA, está a estudar a possibilidade de se usar madeira como principal material na construção de edifícios altos. Agora, a entidade aprovou este material para ser usado em prédios com até 18 andares.
As novas regras vão permitir a construção de edifícios com 18 andares ou 82 metros de altura. Ao contrário do que se possa pensar, este tipo de construção cumpre todas as regras de segurança modernas. Entre as vantagens de usar madeira na construção de edifícios contam-se o baixo impacto carbónico, devido ao facto de a floresta ser um recurso renovável que absorve CO2. Há ainda vantagens relativamente à facilidade de construção e redução no tempo de construção.
As notícias são positivas, mas a decisão ainda não está finalizada. O processo terá de passar por uma votação online, cujo resultado será anunciado em dezembro próximo. Depois, é necessário esperar pela próxima revisão do código de construção, que ocorrerá em 2021.