EUA: uma em cada três abelhas produtoras de mel morreu no Inverno



O Inverno passado foi duro, em especial para as abelhas e apicultores espalhados pelos Estados Unidos. Uma recente análise da Bee Informed Partnership e da Apiary Inspectors of America revelou que uma em cada três abelhas em colónias morreu na passada estação.

Os 31,1% de perdas registadas correspondem ao dobro do que os apicultores consideram “aceitável” para manter os seus negócios. O Inverno anterior tinha causado uma perda de apenas 22% da população de abelhas – mas, este ano, o pico registado levou muitos produtores a perderem uma parte considerável das suas colmeias.

As abelhas em cativeiro trabalham não só para produzir mel para nós, humanos, consumirmos, mas também para polinizar as culturas de frutos. Esta última tarefa revela-se lucrativa porque os agricultores alugam aos apicultores os préstimos dos insectos polinizadores, para que estes trabalhem nos seus campos. É uma exploração em todos os sentidos.

Acontece que este ano, com as severas perdas registadas, os apicultores têm-se visto incapazes de alugar as suas colónias ou obter lucro com o mel produzido – todas as receitas estão a ser usadas para substituir as colónias mortas, adianta o Inhabitat.

Os especialistas atribuem estas perdas a alguns factores, como a seca no Midwest – a região Centro Oeste norte-americana –  sentida durante o Outono, que conduziu a uma maior utilização de pesticidas e desnutrição entre os insectos. Outras causas podem ser o aumento dos campos de milho, que não têm nenhuma utilidade para as abelhas, bem como a propagação do parasita Varroa, que as mata.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...