Eucalipto centenário doente reconvertido em totem com as espécies de Sintra (com FOTOS)
A Quintinha de Monserrate oferece aos visitantes mais um marco na paisagem de Sintra: um totem esculpido a partir do tronco de um eucalipto com cerca de 100 anos, muito alto, que teria de ser abatido por estar doente.
A escultura – com cerca de 7,5 metros de altura e três metros de diâmetro – foi realizada no local pela famosa artista galesa Nansi Hemming, com recurso a motosserras. Por incrível que pareça, a árvore continua enraizada no local – trata-se do primeiro totem em Portugal a ser esculpido nestas condições.
O eucalipto, vítima do ataque de fungos, já não podia ser salvo, mas esta foi a forma encontrada de o homenagear e prolongar a sua presença no parque.
O totem pretende sensibilizar os visitantes para a biodiversidade da Serra de Sintra e para a necessidade da sua valorização. É, por isso, formado por uma série de figuras que representam a fauna e a flora que povoam a serra – a águia-de-bonelli, a coruja-do-mato, o morcego-de-ferradura-pequeno, a borboleta fritilária-dos-pântanos, o texugo, entre muitos outros. Algumas destas espécies enfrentam perigo de extinção.
Nansi Hemming, que assina esta obra, tem-se dedicado à escultura de madeira e já recebeu vários prémios internacionais. É oriunda do País de Gales e começou a trabalhar com madeira aos 20 anos, sob orientação do pai. Tem realizado centenas de peças para diversos clientes britânicos e internacionais, como autoridades locais e serviços florestais.