Europa: apenas Bélgica e Luxemburgo venderam mais carros que bicicletas em 2012



Na Europa, as bicicletas continuam em alta. Dos 28 Estados-membro da União Europeia, apenas na Bélgica e Luxemburgo as vendas de automóveis superaram as da bicicleta, de acordo com a AFP.

Apesar da crise económica, a verdade é que a popularidade das bicicletas vai além do factor financeiro. Ela é agora uma questão cultural. Pedalar também se tornou frequente em locais mais afastados dos principais centros de duas rodas europeus, como Amesterdão ou Copenhaga. Em Itália, por exemplo, foram compradas 1,6 milhões de bicicletas em 2012, contra 1,4 milhões de carros.

Milão já tem um sistema de partilha de bicicletas, tal como Paris ou Londres. Outra das cidades que está a dar um grande ênfase às bicicletas é Madrid, na Espanha, que está a preparar um anel verde, com dez quilómetros de ciclovias à volta da cidade.

Outro exemplo: as autoridades de Londres, Inglaterra, dizem que o número de viagens de bicicleta, por dia, na cidade, subiu 66% nos últimos dez anos, até aos 500 mil. Ainda assim, recorde-se, a capital britânica está a ter bastantes problemas em controlar a relação entre ciclistas e automobilistas, como pode perceber aqui.

Foto:  slightly everything / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...