Europa do Norte prepara-se para pior tempestade em 60 anos (com FOTOS)



Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suécia ou Alemanha são alguns dos países em alerta vermelho devido às cheias, ventos fortes e chuvas torrenciais que deverão durar vários dias. Ontem à noite, na Escócia e junto ao Mar do Norte, Escandinávia e Alemanha, os ventos fortes e tempo instável já provocaram várias mortes e disrupções na mobilidade e meios de transporte.

Uma ponte de oito quilómetros entre a Dinamarca e a Suécia foi das primeiras infra-estruturas a fechar. Minuto depois, várias transportadoras aéreas britânicas, holandesas e alemãs anunciaram a suspensão dos vôos.

Segundo a Agência Ambiental Britânica, a barreira do Tamisa, a segunda maior barreira móvel do mundo, também fechará. Com 520 metros, a barreira protege quase 130 quilómetros quadrados do centro de Londres, evitando cheias.

“Ficou operacional em 1982 e tem 10 portas de ferro que podem ser movidas para a sua posição. Quando levantadas, têm o tamanho equivalente a um prédio de cinco andares”, explicou ontem a agência. Cada porta pesa 3.300 toneladas.

Ainda ontem à noite, a tempestade inundou partes do porto de Hamburgo, na Alemanha, e obrigou as autoridades holandesas a atar os barcos nos portos. Com ventos de 228 km/h, a tempestade já levou a quebras de energia na Escócia e ameaçou inundações na Inglaterra, – será a pior tempestade na região em 60 anos.

Em Great Yarmouth, Norfolk, Inglaterra, várias casas estão a ser levadas pelo mar (ver fotos), e as autoridades até fecharam uma rua de Leeds, no norte do País, conhecida por ser vítima de ventos fortes.

Veja algumas das fotos das consequências da tempestade, ontem, no Reino Unido.

[nggallery id=88 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...