Europa pode cortar mais de metade das suas emissões até 2030 atuando em apenas três setores



O Climate Action Tracker, uma organização independente que faz análise científica, indica no seu mais recente relatório que a Europa poderia atingir níveis de emissões 52% abaixo dos de 1990 já em 2030, apostando na descarbonização de apenas três setores: energia, edifícios residenciais e transporte de passageiros.

O relatório também diz que, para já as políticas e objetivos da União Europeia não são compatíveis com os do Acordo de Paris, e que é necessário aumentar a ambição climática no que toca a estes três setores que são responsáveis por 60% das emissões relacionadas com energia.

Por exemplo, as políticas relacionadas com as diminuições de CO2 na energia estão no caminho certo mas não são ainda suficientes para serem consistentes com o Acordo de Paris. É necessário aumentar as fontes de energia renovável entre 60 a 75% em 2030 para atingir a total descarbonização em 2050.

No que toca aos edifícios, é preciso aumentar a renovação do setor dos atuais 1% para 5%, sendo que as exigências energéticas têm de diminui entre 75% e 100% por metro quadrado.

Quanto ao transporte, é preciso aumentar as vendas de veículos elétricos dos atuais 2% para 100% até 2035 de modo a atingir a total descarbonização em 2050. A UE também precisa de ter standards de emissões de CO2 mais apertados no que toca aos novos veículos e aumentar a quota de utilização dos transportes públicos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...