Europeus estão a consumir mais energia e a emitir mais CO2



A Agência Europeia do Ambiente (EEA) atualizou o seu relatório sobre o progresso que a União Europeia está a fazer no que toca aos objetivos das energias renováveis e eficiência energética. A conclusão é que os Europeus estão a gastar mais energia, especialmente no setor dos transportes, o que poderá colocar em causa os objetivos Europeus para reduzir as emissões de CO2.

O relatório é baseado nos mais recentes dados dos vários Estados-Membro no que toca a emissões de CO2, energias renováveis e consumo energético. Apesar de, no geral, a UE ainda estar no bom caminho para alcançar os objetivos de redução de CO2 para 2020, será necessário inverter as tendências recentes no aumento do consumo energético e aumentar os esforços para alcançar os objetivos para 2030.

 

Energias renováveis e aumento do consumo
No final de 2017, as energias renováveis representavam 17,4% do mix energético da Europa. Apesar de ser um valor suficiente para alcançar os objetivos de 2020, este número mostra que a evolução da energia renovável praticamente estagnou – em 2016, representava 17% do mercado. Também houve um progresso insuficiente no objetivo de ter 10% de energia renovável no setor dos transportes até 2020.

Se na última década o consumo de energia estava a também a diminuir, a EEA indica que desde 2015 esta tendência se inverteu e começou e o consumo energético começou a crescer. As mais recentes estimativas indicam que este crescimento coloca em causa os objetivos para 2020, especialmente por causa do setor dos transportes. Há, ainda, 13 Estados-Membro que deverão ter consumos acima dos esperados para 2020, pelo que serão necessários esforços redobrados para manter a Europa no caminho correto para diminuir as suas emissões de CO2.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...