Evereste: alpinistas estrangeiros devem levar um guia local a partir de 2015
No início do mês, o Governo nepalês anunciou que todos os alpinistas que escalem o Monte Evereste vão passar a trazer consigo, no regresso, oito quilos de lixo, uma medida que pretende mudar as mentalidades deste grupo restrito de pessoas e, paralelamente, começar a limpar a mais alta montanha da Terra.
Ontem, o Governo deste pequeno país anunciou que está a preparar uma proposta para que todos os alpinistas passem a ser acompanhados, obrigatoriamente, por um guia local. O objectivo é promover o emprego local, numa indústria que está cada vez mais voltada para guias estrangeiros e com um número cada vez maior de alpinistas.
Outro dos objectivos desta medida é acabar com confrontos entre alpinistas e sherpas – no ano passado, três alpinistas profissionais disseram aos seus sherpas que pretendiam continuar a viagem sozinhos, o que criou um clima tenso e pôs em causa as respectivas vidas.
A proposta será coordenada com o Paquistão, Índia e China no próximo mês, em Katmandu, capital do Nepal. Assim, o pequeno – e pobre – País pretende que esta seja uma medida obrigatória e concertada entre vários países, para todo o tipo de montanhas a partir dos oito mil metros.
“Queremos garantir a segurança dos alpinistas e gerar oportunidade de emprego para os guias locais, para melhorar a nossa economia”, explicou Madhu Sudan Burlakoti, secretário do Ministério do Turismo do Nepal.
De acordo com o The New York Times, caso a medida seja aprovada, ela entrará em vigor a partir de 2015.
Foto: Göran Höglund (Kartläsarn) / Creative Commons