Ex-palácio de Khadafi vai ser transformado em parque verde (com FOTOS)



O palácio que serviu de residência a Muammar Khadafi vai ser transformado num parque temático familiar, segundo anunciou a Ministra do Turismo da Líbia. Localizado na região de Bab al-Aziziya, em Trípoli, o edifício serviu de quartel-general ao antigo líder líbio até ter sido destruído no conflito que culminou na sua morte, há cerca de dois anos.

O local sinónimo de medo e opressão para milhões de líbios durante décadas será transformado num espaço de entretenimento e diversão, com áreas verdes, ideal para as famílias.

O palácio está actualmente ocupado por famílias sem-abrigo mas, segundo a ministra Ikram Bacha Iman, vai ser palco de algumas transformações. Toda a área em causa, com vários hectares, ficou bastante danificada durante os combates e após a invasão dos rebeldes que tomaram conta do espaço e o saquearam.

“Os trabalhos de remoção dos escombros em Bab al-Aziziya, que foi um dos alvos em Trípoli e uma fonte de preocupação para os habitantes, já foram iniciados e este espaço será transformado numa zona verde, num parque de atracções e num lugar de entretenimento para as famílias”, disse a ministra.

Em Agosto de 2012, o então primeiro-ministro Abdelrahim Al Kib anunciou a construção de uma biblioteca, um teatro e um monumento em memória aos “mártires da revolução líbia”, mas o projecto não avançou.

A propriedade tinha um recheio valiosíssimo, que incluía obras de arte, réplicas de móveis do século XIV e um cinema – para além de carrosséis e um zoo no exterior. Todos os bens foram saqueados, incluindo jóias e uma pistola banhada a ouro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...