Excesso de telemóveis está a criar um problema de lixo electrónico



O nosso uso moderno do telemóvel está a criar um enorme problema de lixo electrónico. Centenas de milhões de novos telemóveis são vendidos todos os anos apenas nos EUA e somente uma pequena percentagem dos antigos viajam até um centro de reciclagem adequado.

De acordo com um estudo recente que acompanhou a demografia do uso do telefone fixo, em mais de metade dos lares nos EUA não se usa o telefone fixo para realizar chamadas telefónicas – ou ele nem sequer existe.

A tendência por optar pelos telefones sem fios é útil para os utilizadores, mas pode significar um problema crescente de acumulação de lixo electrónico, uma vez que a média do intervalo de substituição deste equipamento é de apenas 18 meses. Isto resulta numa enorme quantidade de telemóveis que acabam em aterros e incineradoras.

A Environmental Protection Agency dos EUA estima que menos de 10% dos telemóveis estejam a ser reciclados e que apenas 25% de todo o lixo electrónico acabe por ser recolhido para reciclagem. Todos estes aparelhos contêm metais preciosos que poderiam ser reutilizados – o que reduziria o impacto ambiental e as injustiças sociais associadas à extracção de recursos. Além disso, contêm também substâncias tóxicas para os seres vivos em geral, como chumbo, dioxinas, mercúrio, cádmio, plásticos e retardadores de fogo.

Segundo o TreeHugger, apesar de algumas campanhas de incentivo à reciclagem dos equipamentos, acontece que entre 50% a 80% do lixo electrónico recolhido acaba por ser exportado para países em desenvolvimento. Isto significa que se estão a ser exportados todos os efeitos tóxicos dos materiais para lugares com regulação extremamente flexível para a saúde, segurança e o meio ambiente.

Uma solução possível para este problema pode ser a de encorajar ou exigir, através de incentivos fiscais ou de regulação mais estrita, que os fabricantes e vendedores de dispositivos móveis, ou mesmo de todos os electrónicos, implementem programas para a recolha e reciclagem dos seus produtos. Isto pode ser projectado com incentivos para o utilizador final, como dinheiro ou doações para a caridade em seu nome, de modo a que este facilmente devolva o seu dispositivo antigo. Um estudo concluiu que 98% das pessoas que não reciclaram um dispositivo electrónico estão dispostas a fazê-lo, caso haja uma recompensa envolvida no processo.





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