Exclusivo GS: Dou.pt, o eBay solidário português



De certeza que já passou por esta situação: tem um objecto que já teve o seu valor (um computador, leitor de CDs ou DVDs, televisão, etc) e que, actualmente, está lá por casa sem utilização. Se calhar, até já foi para a arrecadação, a ganhar pó e utilizar espaço.

Muita vezes, há quem o tente colocar no mercado de usados. Mas na grande maioria dos casos, há que dizer, o objecto é esquecido até ser colocado, por fim e sem glória, no lixo.

Agora, já pode deixar esta culpa de deitar fora um objectivo que, apesar de ultrapassado – tecnologicamente ou não – ainda poderá ser muito importante para outra pessoa. A iniciativa chama-se Dou.pt, assume-se como uma plataforma para a reutilização de bens. A Dou.pt vai fazer a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem o pretende receber.

Consulte o site, a página no Facebook, o perfil no Twitter e o canal no YouTube.

“[O Dou.pt] assume a forma de um serviço digital online que se dedica exclusivamente a proporcionar as melhores condições para a oferta e procura se relacionarem directamente, dispensando condicionantes logísticas que de outra forma limitariam o seu alcance”, explica o comunicado de apresentação do projecto.

O Dou.pt tem como fundadores – e criadores de ideia – Pedro Saraiva e Filipe Saraiva, que esperam que a plataforma tenha “capacidade para mobilizar a sociedade portuguesa rumo a uma inclusão social sustentada, catalisando nos utilizadores efeitos de cidadania, responsabilidade social e ecológica, de uma forma informada, consciente e actuante”.

“Este serviço apelará universalmente a pessoas e entidades de todas as origens e áreas de actividade, porque a todos interessa o acesso a bens úteis, tal como a todos interessa um mecanismo de evacuação de bens indesejados”, continua o texto de apresentação.

O Dou.pt conta já com o apoio da BDO, Agência Portuguesa do Ambiente, Caixa Geral de Depósitos, Seegno e Konica-Minolta. O projecto será oficialmente apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, a 3 de Novembro. Inscreva-se no evento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...