Existe uma nova aplicação que o vai ajudar a fazer compras mais sustentáveis
Se o respeito pelo ambiente é uma característica fundamental durante as suas compras, saiba que existe uma nova ferramenta que o vai ajudar a compreender o seu impacto em tempo real – e recompensá-lo pelas suas boas ações. A Goodbag é uma aplicação que incentiva a compras mais sustentáveis e que foi um dos projetos finalistas do programa de Open Innovation “Start and CO.” de 2021, criado pela Nestlé Portugal e pela NOVA SBE.
Ao utilizar o saco reutilizável da Goodbag – que contém um chip associado à app – e ao comprar produtos comprovadamente mais sustentáveis, o utilizador é recompensado. As compras que faz são convertidas em pontos – designados “sementes” – pela aplicação e quantas mais vezes utilizar o saco Goodbag e fizer compras de produtos sustentáveis, mais pontos recebe. Estes pontos serão posteriormente convertidos no apoio à realização de iniciativas de sustentabilidade, como por exemplo, ações de plantação de árvores ou de limpeza de praias.
Como explica Christoph Hantschk CEO da Goodbag, “Esta é uma aplicação perfeita para os consumidores que se preocupam com o ambiente e que querem ver, em tempo real, o impacto do seu comportamento. Criámos esta aplicação porque queríamos tornar mais fácil aos consumidores o seu contributo para a resolução de alguns problemas ambientais que afetam a nossa sociedade”
A Goodbag já está disponível, tanto para Android na Google Play como na App Store. Atualmente, a ideia está presente em nove países além de Portugal: Áustria, Alemanha, Bulgária, França, Grécia, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Suíça.
Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas, é o mote principal do programa de empreendedorismo “Start and CO.”, através do qual as startups têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé Portugal para co-criar os seus projetos com base num ambiente real de mercado, podendo ainda usufruir de mentoria na conceção e desenvolvimento de novas soluções, até à sua entrada no mercado.