Existem duas novas estações meteorológicas na Madeira



Nos dias 3 e 5 de agosto, foram instaladas duas estações meteorológicas na Região Autónoma da Madeira. Uma situa-se no Porto do Porto Moniz, ilha da Madeira, e outra no Porto do Porto Santo, na ilha do Porto Santo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estas estão “equipadas com GPS de alta precisão, marégrafo, sensores da temperatura e humidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento e precipitação”, instrumentos que vão permitir “a monitorização em tempo real das condições meteorológicas locais, bem como integrarem o sistema de alerta de tsunamis do Atlântico, os quais têm o potencial de afetar as zonas costeiras da Madeira. Contribuirão também para o estudo da variação do nível médio da água do mar, associado às alterações climáticas”, acrescentam.

A nova instalação surge no âmbito do EMSO-PT – Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água – Portugal, projeto de Infraestrutura de Investigação Europeia de Grande Escala, que pretende disponibilizar informação científica sobre processos ambientais marinhos relacionados com a interação entre a geosfera, a biosfera e a hidrosfera.

As infraestruturas foram colocadas pelo IPMA e pela Universidade da Beira Interior, com o apoio da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM SA), da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), da Direção-geral da Autoridade Marítima, dos Bombeiros Voluntários de Porto Santo e da Porto Santo Line.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.