Experiência confirma teoria de Hawking sobre buracos negros
A teoria de Stephen Hawking elaborada em 1974 sobre buracos negros volta a ser notícia. Uma experiência levada a efeito por um físico israelita deu-lhe nova sustentabilidade.
Jeff Steinhauer, o físico israelita que trouxe de novo para a ribalta uma das mais velhas teorias sobre buracos negros, decidiu mobilizar todos os recursos tecnológicos para reproduzir artificialmente esse misterioso elemento, de que até hoje ainda se ignora quase tudo. O processo envolveu a criação de um buraco negro acústico que pode ter provado que os buracos negros perdem massa, a chamada Radiação Hawking, explicada aqui na Bussiness Insider.
Para se aproximar o mais possível do que imagina ser a estrutura real de um buraco negro, Steinhauer arrefeceu ondas sonoras à temperatura mais baixa possível e posteriormente aqueceu-as com lasers. Findo este processo verificou que pequenas partículas de som escapavam, o que indica que a matéria pode escapar até à atracção poderosa de um buraco negro.
O físico israelita declarou em entrevista ao Business Insider que “o motivo porque as pessoas se interessam por buracos negros e pela Radiação de Hawking não é para saber mais sobre buracos negros mas para testar as novas leis da física”. Steinhauer considera que esta sua experiência foi um “bom passo para tentar perceber quais são essas novas leis da física”.
Frase: O processo envolveu a criação de um buraco negro acústico que pode ter provado que os buracos negros perdem massa, a chamada Radiação Hawking.
Foto: Zidbits dotcom / Creative Commons