Extracção de estanho está a dizimar a ilha indonésia de Bangka (com FOTOS)
Uma remota ilha do arquipélago indonésio está a ser estripada das suas florestas e recursos devido à exploração de estanho, utilizado para fabricar milhões de telemóveis, computadores e tablets. A maior parte da extracção de estanho na ilha de Bangka é ilegal e feita de forma perigosa. Porém, ninguém parece estar a fazer nada para a impedir.
A ilha vai sendo retalhada por locais de escavação e apenas são deixadas pequenas manchas de floresta, criando um cenário de crateras devastador.
A extracção de estanho é a principal actividade dos habitantes desta ilha, que começam a trabalhar na exploração mineralógica desde muito novos. Os trabalhadores estão sujeitos a problemas de saúde e a ser presos pela exploração ilegal, refere o Guardian. Ainda assim, as pequenas quantidades de estanho que retiram do solo de Bangka rendem mais que a pesca ou a agricultura.
O estanho de Bangka acaba, eventualmente, como solda em milhões de telemóveis, computadores e outros dispositivos electrónicos na Europa, Estados Unidos e Ásia, uma vez que as grandes marcas pouco ou nenhum controlo têm quanto à proveniência do estanho que utilizam nos seus equipamentos.
[nggallery id=768 template=greensavers]