Fábrica da Schneider Electric em Hyderabad nomeada um ‘Farol’ de Sustentabilidade pelo Fórum Económico Mundial



A Schneider Electric anunciou que a sua fábrica em Hyderabad, Índia, foi reconhecida como um ‘Farol’ de Sustentabilidade pelo Fórum Económico Mundial.

Em comunicado, a empresa revela que esta é a terceira fábrica da Schneider Electric que recebe o estatuto de ‘Farol’ de Sustentabilidade depois das fábricas de Lexington, no Kentucky (EUA), e de Le Vaudreuil, em França, nomeadas em 2021 e 2022, respetivamente.

O Fórum Económico Mundial iniciou a iniciativa Global Lighthouse Network em 2018 para reconhecer os fabicantes que lideram o crescimento da Quarta Revolução Industrial (4IR, na sua sigla em inglês). A rede é agora composta por mais de 150 ‘Faróis’ Avançados em todo o mundo. Apenas 17 deles são também ‘Faróis’ de Sustentabilidade, reconhecidos pelas suas melhorias à pegada ambiental, capacitadas pela tecnologia. Juntos, demonstram as melhores práticas de como as empresas podem tirar partido das soluções da 4IR para desbloquear novos níveis de sustentabilidade e eficiência nas suas operações.

A fábrica da Schneider Electric em Hyderabad produz equipamento elétrico de missão crítica e opera com um sistema de produção avançado, baseado na Cloud e alimentado por dispositivos IoT, que tira partido de dados em tempo real e faz análises preditivas para permitir processos de tomada de decisões inteligentes. Ao longo de quatro anos, a fábrica reduziu o seu consumo de energia em 59%, melhorou a otimização dos resíduos em 64%, diminuiu as emissões de CO2 em 61% e reduziu o consumo de água em 57%.

Para melhorar a eficiência energética e, consequentemente, reduzir as emissões de CO2, a equipa de Hyderabad focou-se nos maiores consumidores de energia da fábrica: os compressores de ar e os refrigeradores. Foi instalado um dispositivo habilitado por IoT, o Equalizer 4.0, para regular os compressores, melhorando assim a sua eficiência. Nos chillers foi instalado um sistema de gestão de energia orientado por dados com controlo em circuito fechado, para monitorizar e ajustar constantemente o consumo de energia em tempo real, otimizando a eficiência energética.

“A sustentabilidade é fundamental para a nossa missão e propósito,” afirmou Mourad Tamoud, Chief Supply Chain Officer da Schneider Electric. “A nossa fábrica de Hyderabad é um caso convincente do motivo pelo qual as empresas devem investir em tecnologias 4IR em escala e ritmo – não apenas pelos resultados de sustentabilidade, mas também pelos ganhos de eficiência operacional.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...